indá primavera vai no adro!

13 de maio, domingo na relva! nos jardins do palácio de cristal: meditações pela manhã, piquenique, duas de treta, workshops sobre desobediência civil e democracia e intervenção nas escolas, sol, poesia … e filmes e bolos. 

11h30 – palácio de cristal, concha acústica – relaxamento interno, externo e mental e experiência de paz
As práticas de relaxamento levam à diminuição das tensões musculares externas, internas e mentais. Como consequência, permitem o alívio da fadiga, o aumento da concentração e facilitam o rendimento nas atividades quotidianas. Tragam um banco, ou uma manta, e roupa confortável

13h – palácio de cristal – piquenique comunitário
traz de comer e beber, para partilharmos (lembramos que há sempre vegetarian@s!)

14h30 – palácio de cristal – árvore dos desejos
Mostra aquilo que, afinal, tu queres.

15h – palácio de cristal – workshop: ‘democracia hoje: possibilidades de intervenção na escola pública.
democracia hoje: possibilidades de intervenção na escola pública – Vivemos uma guerra financeira em que a arma é dívida. Que estratégias podemos encontrar para que a escola seja um espaço para o crescimento da comunidade educativa enquanto conjunto de cidadãos? Como questionar o rumo da democracia e os deveres do estado? O que é o poder e que possibilidades de intervenção tem esta comunidade? Como falar da divida, e de quem deve o quê e a quem? Como abordar o discurso anti-estado democrático quando a democracia se começa a perder. Como sensibilizar os professores. Com este encontro queremos dar inicio a um grupo de trabalho que possa elaborar estratégias, encontrar soluções, procurando espaços de autonomia para o incremento da cidadania política no interior das escolas.

17h – palácio de cristal – apresentação do projecto “serviço púb(l)ico.com
apresentação do projecto “Serviço Púb(l)ico.com”, portal estilo blog em que os cidadãos poderão deixar as suas queixas sobre a ineficácia de organismos públicos como as Finanças ou a Segurança Social. O objectivo do site não é so o de servir como mural de queixas, mas também ser usado como uma ferramenta prática na queixa ou defesa dos cidadãos, permitindo a partilha de documentos com cariz jurídico e que possam ser usados por alguém que passou por uma situação semelhante – pretende-se apresentar a ideia, e procurar desde já possíveis colaborações.

17h30 – palácio de cristal– ‘workshop: desobediência civil’
partilha de noções sobre acção não violenta e sobre acção directa. partilha de noções sobre preparação de acções. prática de algumas técnicas de resistência.

18h – livraria gato vadio – sem jeito para o negócio
Mário Sá-Carneiro a partir de Mário Cesariny e Herberto Helder

21h – casa viva – noite de filmes e bolos – filme ‘Baise-moi’
’Baise-moi, 2000 realizado por Virginie Despentes, Coralie Trinh Thi – Produção francesa que causou polémica e foi proibido em França. As atrizes Lancaume e Anderson interpretam as heroínas Nadine e Manu. Para elas, a violência, o humor, o sexo e a música são armas eficazes para fugir daquilo que desprezam: a obediência, a submissão, o tédio e a renúncia a si mesmas. Elas se sentem vivas quando fazem sexo ou quando matam alguém. Nada pode controlá-las. Trata-se de um road-movie cru com uma bela trilha sonora movido a punk e alternativo franceses.

(meanwhile em lisboa a ocupação do parque eduardo VII continua, com bailarico noite fora, e programa cheio amanhã!)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s